A
ADÁGIO - Derivado do italiano lentamente.
a) Qualquer dança ou combinação de passos feitos para a música lenta;
b) Série de exercícios efetuados durante a aula com o fito de desenvolver a graça, o equilíbrio e o senso de harmonia e beleza das linhas;
c) Parte dos pas de deux clássicos dançados pela bailarina e seu partner. Chamado pelos franceses de Adage.
AIR, EN L' - No ar. Indica: 1) que um movimento vai ser feito no ar, por exemplo, rond de jambe en l'air; 2) que a perna em movimento (após ter sido aberta na segunda ou na quarta posição) será levantada a uma posição de 45ª, 90ª ou 120ª.
ALLEGRO - Palavra italiana derivada do latim Alecer (vivaz).
a) Qualquer dança ou combinação de passos feito para uma música de tempo rápido ou moderado;
b) Parte da aula que segue o Adágio;
c) Todos os passos rápidos, como saltos, bateria etc., em ballet, são parte do Allegro.
ALLONGÉ - Alongado, estendido, esticado. Exemplo: arabesque allongé.
APLOMB - Aprumo. Dá-se o nome de Aplomb à elegância e ao controle perfeito do corpo e dos pés, conseguido pelo bailarino ao executar o movimento.
ARABESQUE - Arabesco. Palavra originária do árabe significando ornamento. Posição na qual o peso do corpo é sustentado numa só perna, enquanto a outra se encontra esticada para trás, geralmente no ar e com os braços dispostos de maneira harmoniosa.
Esta posição apresenta variações tais como:
1.. o pé que sustenta o corpo pode estar totalmente apoiado no chão, na meia ponta, ou na ponta;
2.. a perna que sustenta a pose pode estar ou não flexionada;
3.. a posição do corpo pode estar alongada (allongée), ou inclinada (penchée);
4.. também os braços sofrem alterações, sendo eles que determinam as qualificações dos arabesques.
ARRIÉRE, EN - Para trás. Uma direção para a execução de um passo. Expressão usada para indicar que o passo é executado em direção oposta ao público.
ARRONDI - Arredondado, curvo. Exemplo: battement arrondi.
ASSEMBLÉ - Juntos ou reunidos. Um passo no qual um pé escorrega pelo chão como num tendue, é jogado ao ar, e nesse momento, o bailarino levanta a perna de apoio, esticando os dedos dos pés. Ambas as pernas vão ao chão, uma após a outra, em 5ª posição.
ATTITUDE - Uma determinada pose do ballet tirada por Carlo Blasis da estátua de Mercúrio por Jean Bologne. É uma posição numa perna só com a outra levantada para trás com o joelho dobrado num ângulo de noventa graus e bem virada para fora para que o joelho fique mais alto do que o pé. O pé de apoio pode ser à terre, sur la pointe ou demi-pointe. O braço do lado da perna levantada é mantido por cima da cabeça numa posição curva enquanto que o outro é estendido para o lado. O attitude também pode ser com a perna levantada para a frente.
AVANT, EN - Para a frente. Uma direção para a execução de um passo. Usado para indicar que um determinado passo é executado para a frente. exemplo: assemblé en avant.
B
BALANCÉ- ou Pas de Valse - Balanceado. É um passo balanceado em ritmo de valsa. O bailarino dá um passo ao lado com uma perna, trazendo a outra para trás desta, com o joelho meio dobrado e a meia ponta no chão; em seguida, transfere o peso do corpo para a perna de trás e logo em seguida para a da frente, sem mudar a posição de ambas.
Pode ser feito também cruzando-se a perna em frente ou dando-se o passo para frente ou para trás, em vez de ao lado.
BALANÇOIRE, EN - Como uma gangorra. Termo aplicado a um grande battement quando executado com um movimento contínuo de balanceio da quarta posição na frente ou atrás, passando por aquelas posições na primeira. O movimento é o mesmo que en cloche.
BALLET - Ballet. Derivado do italiano ballare (bailar). É um conjunto de passos de dança executados em solo ou em grupo. Ballet reúne, na sua maioria, várias artes, tais como música, pintura (cenários e figurinos), arte dramática (mímica e interpretação), com a dança na sua forma clássìca ou moderna.
BASQUE, PAS DE- Passo de basco. Passo cujo nome indica sua origem. Foi introduzido no ballet clássico por Maria Camargo (1 710-1770). Pode ser glissé (deslizado) ou sauté (saltado), en avant (para frente), ou en arrière (para trás).
Pas de basque
Saut de basque
BALLON - Bola. Pulo elástico. Uma qualidade leve e elástica dos movimentos do bailarino como os suaves pulos de uma bola de borracha.
BALLONÉ - Pulando como uma bola. O bailarino pula executando simultaneamente um battement depois cai em demi-plié na perna de sustentação.
BALLOTTÉ - Jogado, atirado. Um alegre passo atirado que requer muito equilíbrio, ballon e épaulement. Também é chamado de Jeté bateau.
BAS, EN - Em baixo. Usado para indicar uma posição baixa dos braços. Exemplo: quinta posição em baixo.
BATTEMENT
Batida, pancada. Termo genérico designando certos exercícios e movimentos da perna e do pé, executados sob a forma de batidas. Basicamente, em ballet, o termo battement significa a extensão total ou parcial da perna e do pé e seu retorno à posição inicial.
Battement Tendu
Battement Tendu com Demi Plie
Battement Tendu Jeté
Battement Jeté Piqué
BATTEMENT SUR LE COU-DE-PIED, PETIT - Uma pequena batida no calcanhar. Este é um exercício na barra onde o pé que trabalha fica em sur le cou-de-pied e a perna se movimenta pra dentro e pra fora, pra dentro e pra fora, mudando o pé de sur le cou-de-pied devant para sur le cou-de-pied derrière e vice-versa, sem mexer a coxa. Petits battements são feitos com o pé de base à terre, sur la demi-pointe ou sur la pointe.
BATTU Batido, golpeado. Este termo, ainda que relacionado a qualquer passo, mantém-se inalterado, significando apenas que o bailarino bate as pernas durante a sua execução. Por exemplo, um assemblé battue é um assemblé comum, porém com uma batida das pernas no ar.
BOURRÉE, PAS DE Bourrée é o nome de uma dança folclórica das províncias de Auvergne e Berri. Sua conexão com os pas de bourrée do ballet clássico é obscura, tendo sido introduzido com certa estilização, por alguns coreógrafos contemporâneos. É um passo de locomoção em geral com três movimentos das pernas, feitos em qualquer direção.
Existem vários pas de bourrée diferentes, a saber:
Pas de bourrée devant
derrière
devant com o pé de trás
derriére com o pé da frente
dessous
dessous com o pé da frente
dessus
dessus com o pé de trás
piqué
en avant
en arrière
a 4 et 5 pas
en première
couru
renversé
en tournant
ouvert ou couru (RAD)
BOURRÉE COURU, PAS DE - Pas de bourée corrido. Um termo da Escola Francesa. É uma progressão, na ponta ou meia ponta, através de séries de pequenos passos executados com os pés perto um do outro. Pode ser feito em todas as direções ou em círculo.
BRISÉ - Partido. É feito dessus, dessous, en avant e en arrière. Fundamentalmente, um brisé é assemblé batido em movimento. A perna em movimento arrasta-se da quinta posição para a segunda en l'air de forma que a ponta do pé fique a alguns centímetros do chão, bate na frente ou atrás da outra perna que se deslocou ao encontro dela, em seguida ambos os pés voltam ao chão simultaneamente em demi-plié na quinta posição.
BRISÉ VOLÉ - Uma série de brises para frente e para trás alternadamente, aterrisando em um pé, dando a impressão que o dançarino está esquiando sobre a superfície do palco.
C
CABRIOLE - Um passo saltitante onde o dançarino bate as duas pernas juntas no ar. A perna de sustentação vai de encontro com a de movimento.
Arqueado. Dobrar o corpo a partir da cintura, para a frente, pra trás ou pra os lados, a cabeça acompanha o movimento.
CENTRE PRACTICE - Exercícios feitos no centro.
CHAINÉS - Uma série de voltas rápidas na ponta ou demi-pointe feitos em linha reta dentro de um círculo.
CHANGEMENTS DE PIEDS - Troca de pés. Passos saltitantes na quinta posição onde os pés são trocados no ar.
CHANGER DE PIED - Indica que os pés no fim de um passo devem ser trocados.
CHASSÉ - Um passo no qual um pé lateralmente caça o outro para fora da sua posição.
CHAT, PAS DE - Passo de gato. Passo em que o bailarino, começando de 5a posição, levanta a perna de trás num retiré, estando em demi-plié na perna de sustentação, pula lat
CHEVAL, PAS DE - Passo de cavalo. Consiste em "raspar" a ponta do pé esticado no chão, pulando graciosamente quando mudar de perna.
CISEAUX - Um movimento em forma de tesoura abrindo-se as pernas numa posição ampla e en l'air cortando com ambas o ar, cruzando com um movimento brusco uma das pernas levando-a esticada da frente para trás.
CLOCHE - O pé passa da frente para trás através da primeira posição, seja num jeté ou tendue, por exemplo.
COLLÉ - Pernas coladas uma na outra.
CONTRETEMPS - Contratempo. Passo composto de um coupé chassé, temps levé, chassé passé. 5a posição, direita em frente; coupé com a perna esquerda, chassé en avant c
COREÓGRAFO - Do grego Khoros (dança) e grapho (escrita), designa a pessoa que cria um ballet; os passos e danças que, em seqüência, formam um ballet. No princípio do século XVIII, este termo significava "anotador de dança"; como em geral era este quem também criava os passos do ballet, a palavra passou a cobrir ambas as atividades. Quando desapareceu a arte de escrever os ballets, o termo coreógrafo passou a significar apenas "criador de ballet".
COREOGRAFIA - Termo usado no século XVlll para designar a arte de "anotação
COTÉ, DE - De cabeça. Exemplo: balancé de coté.
COU-DE-PIED - Peito do pé. A parte do pé entre o tornozelo e a base da panturrilha é chamada de cou-de-pied.
COUPÉ - Um passo intermediário feito como preparação ou impulso para algum outro passo. Um pé corta o outro afastando-o e tomando seu lugar.
CROISÉ - Cruzado. Uma das direções dos ombros. O cruzamento das pernas com o corpo colocado em ângulo oblíquo em relação ao público.
CROIX, EN - Em cruz. Fazer qualquer exercício en croix significa executá-lo em frente, ao lado, atrás e de novo ao lado.
D
DANSEUR NOBLE -Bailarino nobre. Nome em geral usado para designar a primeira figura masculina de um ballet, o herói romântico, como o tenor numa ópera.
DANSEUR, DANSEUSE - Bailarino, bailarina.
DANSE DE CARACTERE - Dança folclórica ou a caráter.
DEBOULÉS - Rolar. Pequenos tours, em geral feitos em séries, em que o bailarino executa pequenas voltas, transferindo o peso do corpo de uma perna para outra. O mesmo que CHAINÉS.
DEDANS, EN - Para dentro. Indica que: (a) o movimento da perna é feito numa direção circular de trás para frente; (b) uma
pirueta é executada girando para o lado da perna de sustentação.
DEGAGÈ- Afastado. Posição em que o bailarino se encontra sobre uma perna, com a outra afastada, ponta esticada, em frente, ao lado ou atrás. 0 degagé pode ser à terre, com a ponta tocando o chão, ou en I'air, com a perna levantada a meia ou grande altura.
DEHORS, EN - Para fora. Indica que: (a) o movimento da perna é feito em direção circular da frente para trás; (b) uma pirueta é executada girando-se para o lado da perna que levanta do chão.
DEMI - Meio, metade. Qualquer posição ou passo efetuado de maneira pequena ou pela metade.
DEMI POINTE -Meia ponta, ou seja, sobre a sola dos dedos dos pés.
DERRIÈRE - Atrás. Qualquer passo, exercício ou posição executados atrás, isto
DESSOUS - Embaixo. Qualquer passo executado com a perna de ação passando atrás da outra.
DESSUS -Em cima. Qualquer passo que quando executado, a perna que comanda a ação passa na frente da outra.
DEUX, PAS DE - Passo de dois (ou passo a dois). Uma dança para duas pessoas. Grand pas de deux, nome dado nos ballets clássicos para os pas de deux feitos pela
DEVANT - Em frente. Termo relacionado a qualquer passo ou exercício que é executado em frente, isto é, com a perna fazendo o movimento em frente da outra, ou então fechando na frente.
DÉTIRÉ - Destender. Uma esticada da perna sustentando-a pelo calcanhar com a mes
DÉTOURNÉ - Desvirado de lado. Um détourné é uma volta para trás na direção do pé de trás invertendo a posição dos pés. É sempre feito nas pointes ou demi-pointes. Há duas formas de détourné: demi-détourné e détourné completo, girando uma meia volta no pé da frente em direção ao de trás, e conservando o pé de trás ligeiramente levantado ainda atrás. Coloca
DÉVELOPPÉ
Desenvolvido. Um développé é o movimento feito a partir de um retiré onde a perna é levantada para a frente, ou lado, ou trás, mantendo-a na posição.
DIAGONALE, EN - Em diagonal. Indica que um passo deve ser feito deslocando o corpo em diagonal.
DIVERTISSEMENT - 1. Uma seção de danças no ballet que não tem nehuma conexão com o enredo, por exemplo, a dança das fadas, em "A Bela Adormecida", 3º Ato, ou "Camponês", pas de deux em "Giselle" 1º Ato. 2. Uma curta dança ou trecho de um longo ballet como uma parte separada em determinado programa.
E
ECARTÉ - Separado. Uma posição do corpo, oblíqua para o público, na qual o braço e a perna estão estendidos no mesmo plano vertical e diagonal como o resto do corpo. As outras posições do corpo são en face, croisé, ouvert (ou effacé).
ÉCHAPPÉ - Movimento de escapar ou escorregar. Ambas as pernas movimentam-se para uma posição de abertura.
ÉCHAPPÉ SAUTÉ - Passo de salto, onde os dois pés pulam fechados em quinta e trocam
EFFACÉ - De frente, onde seu corpo está sempre "aberto", as pernas não se cruzam, a linha do corpo fica aberto para o público.
ELEVATlON - Elevação. A altura dos saltos do bailarino. Termo aplicado a todos os movimentos aéreos, isto é, feitos no ar, com pequenos ou grandes saltos.
EMBOITÉ - Encaixado - Os pés através de um salto, trocam de posição com o joelho levemente dobrado.
ENCHAINEMENT - Encadeamento. Qualquer combinação de vários passos numa aula é um enchainement.
EN FACE - De frente. Uma das direções do corpo, quando o bailarino está bem de frente para o público.
ENTRECHAT Termo provavelmente originado do italiano cabriola intrecciata, ou seja, cabriola cruzada. Um salto no ar de 5a posição em que o bailarino, no ar, cruza as pernas uma, duas ou três vezes. As pernas, com um salto, são cruzadas, muito rapidamente, uma por trás da outra.
ENVELOPPÉ - Uma rotação do corpo para dentro sobre a perna de apoio enquanto a outra a envolve.
ÉPAULEMENT - Um ligeiro movimento dos ombros, em croisé ou effacé, em relação à cabeça e às pernas, utilizadas principalmente no ballet clássico, particularmente nas escolas Italianas, Russas e Britânicas. Na velha França e nas escolas Dinamarquesas é raramente usado.
EXERCICES AU MILIEU - Exercícios no centro.
F
FACE, DE - De frente, completamente de frente para o público.
FAILLI - Falho. Um movimento rápido feito em um só tempo. De um demi-plié na quinta posição, pula com os pés juntos e, no ar, vira-se deixando o ombro esquerdo para a frente. No
FLIC-FLAC - A preparação desse passo é um tendu à la seconde sendo que a perna de apoio está em demi-plié. A perna do tendu cruza para trás da outra perna enquanto esta se levanta para girar, depois dá uma raspada no chão, e fecha em coupé.
FONDU, FONDUE
Descida. Um termo utilizado para descrever a baixa do nível do corpo através da dobradura dos joelhos da perna de base. Saint-Léon escreveu "Fondu é em uma perna enquanto o plié é em duas". Em alguns instantes o termo fondu também é utilizado para descrever a finalização de um passo quando a perna que está trabalhando vai ao chão em um movimento suave.
FOUETTÉ - Do termo francês fouetté (chicote). Devido à grande diversidade dos vários passos, tanto da barra, de adágio e de allegro, denominados fouettés, é todo movimento seco (chicoteado) executado pela perna, ou pela perna e corpo, quando este faz um movimento, virando para o lado contrário da perna.
FRAPPÉ - Batido ou bater.
Nenhum comentário:
Postar um comentário