Bem Vindos!

Caderninho da Tattah

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Termos de Ballet G-O

http://impactocompany.zip.net
G

GARGOUILLADE - Também chamado rond de jambe double. O passo é um pas de chat com um rond de jambe en l'air, este últ
imo feito com a perna que pula primeiro.

GLISSADE - Deslizamento. Um passo onde, da quinta posição em demi-plié, é feito um jeté à la seconde com a perna da frente, tomando impulso para um pequeno salto onde a perna de trás fecha na frente.

GLISSÉ - Escorregando, deslizando.


H

HAUTER, À LA - Para o alto. Uma posição na qual a perna em movimento é levantada em ângulo reto com os quadris.


J

JAMBE - Perna.

JETÉS - Jogados. Passo de allegro. São diferentes tipos de saltos. Pode ser petit jeté, jeté ordinaire, grand jeté, grand jeté en avant, grand jeté en tournant, jeté passé, jetés battement, jetés elancés e, na escola russa, ainda o jeté fermé.


JETÉ BATTU - Jeté batido. Ambos jeté dessus e jeté dessous devem ser batidos.

JETÉ ENTRELACÉ - Jeté entrelaçado. Um termo dvindo da Escola Russa. Este jeté é feito em todas as direções e em círculo. É geralmente precedido por um chassé ou pas couru para dar ímpeto ao salto. Na Escola Francesa é chamado de "grand jeté dessus en tournant"; no método Checchetti é "grand jeté en tournant en arrière."


JETÉ, GRAND



Um grande jeté. Neste passo as pernas são jogadas a 180 graus com um salto. É feito pra frente em attitude croisée ou effacée, e em todos os arabesques. Deve também ser feito para trás com a perna elevada tanto em croisé como em effacé devant. Grand jeté é sempre precedido por um movimento preeliminar, como um glissade, pas couru ou coupe.


JETÉ EN DERRIERE, GRAND - É igual porém com o attitude derrière. Tanto um como o outro podem ser executados sobre o mesmo ponto ( no lugar) ou com deslocamento do corpo para frente ou para trás. (RAD).


JETÉ, PETIT - Um pequeno jeté. Do demi-plié na quinta posição o pé que trabalha desliza pelo chão até alcançar a posicão à la demi-hauteur. O pé de base então descola do chão e aterrisa em fondu na perna que trabalha com o outro pé extendido no ar ou em sur le cou-de-pied. Petit jeté é feito dessus, dessous, en avant, en arrière e en tournant.


L

LEOTARD - É o nome original ao que hoje chamamos de colã. Um pedaço de roupa que cobre todo o tronco, com ou sem mangas, usada com meia calça para praticar, ou em muitos ballets contemporâneos, uma fantasia para apresentações. Originalmente desenhada pelo francês acrobata Jules Leotard (1830 - 70)

LIGNE - Linha. O perfil apresentado pelo bailarino durante a execução de passos e poses. Diz-se que um bailarino tem um bom ou mau sentido de linha na conformidade dos arranjos da cabeça, corpo e pernas numa posição ou movimento. Uma boa linha é indispensável ao bailarino clássico.

M

MÁITRE-DE-BALLET, MAITRESSE-DU-BALLET OU CHEFE DO BALLET - É o responsável, junto ao coreógrafo, por manter e remontar, quando necessário, a obra, respeitando sua autenticidade, qualidade técnica e artística. O maitre-de-ballet também dá aulas à companhia cuidando da unidade de trabalho e estilo que estão sob a sua responsabilidade.

MANÉGE - Picadeiro, indica a forma em que o bailarino executa os tours, quando estes são feitos ao redor do palco, como se circundasse um picadeiro imaginário.

MARCHÉ, PAS - Passo marchado ou andado. Um passo comum, feito com o pé esticado, colocando-se primeiro no chão a meia ponta e em seguida o calcanhar.

O

OUVERTE OU OUVERT - Aberta ou aberto. Pode referir-se à posições, membros, direções, ou certos exercícios ou passos.

OUVERTURE DE JAMBE - Abertura de perna. A ouverture de jambe é um termo da escola francesa e assemelha-se ao grand rond de jambe en l'air mas enquanto este último é feito vagarosamente e precedido por um developpé, a ouverture de jambe é feita da grand quatrième devant ou derrière e num movimento rápido ou num golpe, tanto para dentro como para fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário